Tenebroso é a palavra… não no bom sentido

O longa do diretor americano Craig Ouellette conta a história de duas mulheres que se conhecem em uma lanchonete à beira de estrada. Dani Dupree (Kelsey Christian) é uma cantora de bares que sonha em alcançar o sucesso viajando até Los Angeles. Já Kaitlin (Bonnie Jean Tyer) é uma garçonete órfã de pai e mãe que vive com um namorado abusivo.

De início, é possível identificar claras referências a Thelma & Louise (1991), especialmente no começo da relação entre as duas e no início da road trip. Até aí, tudo bem. O problema é que este é um filme de terror, e é necessário conectar os elementos de forma a criar uma atmosfera, construindo aos poucos a tensão no espectador. Brincando por alguns momentos eu me questionei se estava na sessão certa na Cinemateca Capitólio.

Após o início de conto de fadas, o filme faz um 360º pro terror, com cópias claras do roteiro da franquia O Massacre da Serra Elétrica, incluindo uma versão atualizada do assassino Leatherface, apenas trocando uma motoserra por uma corrente. Isso não pode ser atribuído à falta de orçamento, mas sim a problemas de enredo e à falta de criatividade.

Não é de hoje que filmes de terror envolvendo psicopatas são obcecados em fazer as mulheres passarem por um verdadeiro inferno. Esse tem sido um pilar do gênero. No entanto, infelizmente, na maioria dos casos, esses filmes são dirigidos por homens cujo único propósito parece ser distribuir violência gratuita o tempo todo. A maioria não tem nada a dizer: são filmes reciclados de outros, com falta de originalidade para criar e de respeito pelas personagens femininas. Não que todo terror precise ter algo a dizer, mas, se o objetivo principal do seu filme é torturar, atormentar e abusar das personagens femininas, então você está preso na era do VHS.

Direto até o Amanhecer tenta construir um roteiro de terror envolvendo um romance lésbico, mas só consegue até a página dois. No restante, não apresenta nada de relevante.

Deixe um comentário

Meu nome é Alisson Santos. Sou natural de Porto Alegre (RS) e nasci em 1996. Jornalista buscando se especializar em críticas de cinema. Neste blog, realizo coberturas de forma independente e compartilho conteúdo informativo sobre filmes, incluindo críticas, entrevistas, cobertura de eventos e outros destaques e informações sobre cinema.

Posts recentes

  • Critics Choice Awards 2026
  • Top 10 2025
  • Foi apenas um acidente
  • Valor Sentimental
  • Especial de Natal 2025
  • Uma Batalha Após a Outra