Este foi o primeiro ano completo do CineNewsPoa, novamente com coberturas de mostras de cinema, festivais e diversos textos opinativos sobre filmes de todos os gêneros.

Sou fã de um bom (ou até mesmo ruim) filme de Natal e, assim como no ano passado, vou encerrar 2025 com um especial natalino, pois dezembro é um mês em que praticamente só assisto a filmes com essa temática. Desta vez, porém, de uma forma um pouco diferente: em vez de uma lista apenas com lançamentos, também trouxe um clássico natalino. É claro, todos disponíveis em streaming, com o respectivo link de acesso.

Os filmes de Natal, como os conhecíamos, são uma arte em extinção. Acabaram-se os dias em que produções natalinas de grande orçamento e com grandes nomes chegavam aos cinemas em novembro ou dezembro. Pode-se dizer que não tivemos um novo filme de Natal que se tornasse um clássico desde meados dos anos 2000, com títulos como Simplesmente Amor (2003). Esse nicho encantador da indústria acabou se tornando um pilar dos serviços de streaming e, como resultado, passou a ser tradicionalmente visto como entretenimento barato e descartável. É por isso que é tão bom acompanhar a nova onda de produções natalinas que vem surgindo nos últimos anos, oferecendo premissas divertidas, elencos talentosos e um pouco mais de qualidade pelo dinheiro do assinante. Claro, elas podem não se comparar a Esqueceram de Mim (1990) ou Um Herói de Brinquedo (1996), mas, em um mundo cada vez mais cínico e antipático, é reconfortante ter uma seleção confiável de entretenimento sazonal leve e descontraído, que não se leva tão a sério.

Queria ter incluído um filme brasileiro, mas neste ano, novamente, não assisti a nenhuma produção que valha a pena indicar. Infelizmente, o Brasil ainda é muito fraco nesse tipo de obra.

Cada escolha aqui vale a pena para curtir um tempo do recesso de fim de ano. Veja a lista:

O Segredo do Papai Noel, 92′, 2025

Meu filme de Natal favorito do ano. Aqui, a protagonista Taylor (Alexandra Breckenridge) é uma mãe solo que acaba de perder o emprego de gerente em uma loja de cookies em pleno Natal. Com o aluguel atrasado há quatro meses, ela também não tem dinheiro para pagar a bolsa que a filha ganhou em um clube de snowboard. Apesar das dificuldades financeiras, Taylor está determinada a superar os obstáculos e conseguir um novo emprego durante o Natal, nem que, para isso, precise se disfarçar de Papai Noel.

Para aprofundar o romance, o filme entrelaça, de forma recorrente, a melancolia ao seu pano de fundo cômico, construindo uma revelação tragicômica eficaz. Embora ancorado em um território familiar, O Segredo do Papai Noel acerta em cheio de maneira inesperada, ao misturar humor, mágoa e uma conexão improvável.

Disponível na Netflix

Trailer:

Um. Natal. Surreal. 108′, 2025

Repleto de estrelas, o filme tem como protagonista Michelle Pfeiffer, além de grandes nomes como Jason Schwartzman, Felicity Jones e Chloë Grace Moretz. A história acompanha uma mãe que é o elo responsável por manter sua família caótica e adorável unida durante as festas de fim de ano. Porém, neste Natal, após planejarem um passeio especial, os familiares cometem um erro crucial: esquecem a matriarca em casa. Cansada da situação e se sentindo desvalorizada, ela decide partir para uma aventura improvisada.

Enquanto a família se esforça para encontrá-la, Claire (Michelle Pfeiffer) descobre a magia inesperada de um Natal que saiu completamente do planejado. Trata-se de um filme em que cada integrante do grande elenco tem seu momento de brilhar, inclusive o novato mas já experiente em filmes de Natal, Dominic Sessa, visto no excelente Os Rejeitados (2023).

Disponível no Prime Video

Trailer:

Um Natal Ex-pecial, 91′, 2025

Kate (Alicia Silverstone) e Everett (Oliver Hudson) são um casal bem-sucedido de classe média que vive em uma pequena cidade do interior e está se divorciando. Por serem um casal moderno, com dois filhos em idade universitária, eles optam por uma separação “consciente”, em vez das tradicionais demonstrações de rancor e disputa, e estão determinados a lidar da melhor forma possível com o fim do relacionamento. Kate quer, finalmente, retomar a carreira como arquiteta, que abandonou para cuidar da família.

Everett, por sua vez, segue em frente com uma nova namorada, mas, em sua busca por um desfecho pacífico e amigável para a união de 20 anos, ambos acabam tão envolvidos na vida um do outro que não conseguem seguir em frente completamente.

Aqui temos duas grandes estrelas dos anos 1990 exibindo o carisma, a sagacidade e o charme que lhes garantiram o status de queridinhos do público no início de suas carreiras. Silverstone e Hudson têm uma boa química em cena como amigos de longa data e deixam claro que nunca perderam sua propensão para a comédia.

Disponível na Netflix

Trailer:

Um Duende em Nova York, 97′, 2003

Encerrando a lista com um dos últimos grandes filmes de Natal lançados. O bebê Buddy (Will Ferrell) cai no saco de presentes do Papai Noel na véspera de Natal, é transportado para o Polo Norte e criado como um elfo fabricante de brinquedos. No entanto, à medida que cresce e se torna adulto, ele não consegue se livrar da sensação incômoda de que não pertence àquele lugar. Buddy, então, decide viajar para Nova York em busca de seu verdadeiro pai.

Um Duende em Nova York é um filme leve e divertido, com uma atuação brilhante de Will Ferrell como um elfo fora d’água, garantindo boas risadas.

Disponível no Prime Video e no HBO MAX

Trailer:

Feliz Natal e espero que gostem das dicas!

Deixe um comentário

Meu nome é Alisson Santos. Sou natural de Porto Alegre (RS) e nasci em 1996. Jornalista buscando se especializar em críticas de cinema. Neste blog, realizo coberturas de forma independente e compartilho conteúdo informativo sobre filmes, incluindo críticas, entrevistas, cobertura de eventos e outros destaques e informações sobre cinema.

Posts recentes

  • Critics Choice Awards 2026
  • Top 10 2025
  • Foi apenas um acidente
  • Valor Sentimental
  • Especial de Natal 2025
  • Uma Batalha Após a Outra