A 82ª edição do Globo de Ouro aconteceu na noite do último domingo (5) e premiou os melhores filmes e séries de 2024. Além da consagração de Fernanda Torres, vencendo na categoria Melhor Atriz de Filme Dramático por sua brilhante performance em Ainda Estou Aqui, tivemos algumas surpresas, como os prêmios para o filme O Brutalista que corria por fora no favoritismo, e o vencedor da Palma de Ouro Anora que passou batido, ficando sem nenhum prêmio.
Ao contrário do Oscar, a Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood, que organiza o Globo de Ouro, divide as categorias de filmes e séries em dois campos: produções dramáticas e produções de comédia ou musical. O Globo de Ouro também premia produções de TV. Sempre vale lembrar que são organizações diferentes e que o prêmio no Globo de Ouro não significa uma indicação direta ao Oscar, porém, influencia na popularidade do filme e de Fernanda Torres, que já fizeram uma boa campanha em festivais pelo mundo em 2024.
Falando sobre o prêmio de Fernanda, conquistado em uma disputada com renomadas atrizes hollywoodianas, uma lista que incluía Pamela Anderson, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton, e Kate Winslet. O que causou surpresa a todos que acompanharam a premiação e também valorizou ainda mais o tamanho da conquista de Fernanda Torres.
Pra quem ainda não viu Ainda Estou Aqui, é claro eu recomendo que assista, pois é um filme que fala sobre o Brasil e sobre uma das famílias brasileiras devastadas pela ditadura militar. Dá voz à ausência, ao vazio deixado pelos que se foram. É um retrato das arbitrariedades de regimes autoritários e do impacto que eles deixam, não apenas na política, mas nas famílias, na intimidade das vidas.
Fernanda Torres também recebeu diversos elogios da imprensa internacional exaltando seu trabalho e a justiça do prêmio, como pode ser visto na Variety e The Hollywood Reporter.
Os prêmios de cinema foram espalhados em diversos filmes (alguns ainda sem título em português), com Wicked, A Substância, A Different Man, Flow, Conclave, A Real Pain, e Rivais ganhando um Globo de Ouro cada. Inclusive, o diretor de Rivais, Luca Guadagnino, abandonou a cerimônia após perder o prêmio de Melhor Filme de Comédia ou Musical para Emilia Pérez. Demonstrando falta de educação, Guadagnino levantou e foi embora no momento que a equipe do filme Emilia Pérez era aplaudido e ia a caminho do palco.
Outros filmes com várias indicações foram excluídos na noite de domingo, incluindo Robô Selvagem, que era tido como favorito na categoria de Melhor Animação; o três vezes indicado A Complete Unknown, também passou batido; e os duplo indicados All We Imagine as Light, The Apprentice, Duna: Parte 2, Gladiador II, Divertidamente 2 e The Last Showgirl.
O grande esnobado da noite na minha opinião foi o vencedor da Palma de Ouro 2024 Anora, de Sean Baker, que entrou a noite com cinco indicações e voltou para casa de mãos vazias.
Por outro lado, o concorrente direto de Ainda Estou Aqui na categoria de melhor filme internacional nesta temporada, Emilia Pérez, levou quatro prêmios. O longa acompanha uma advogada que é contratada por um traficante que deseja fazer a cirurgia de redesignação sexual e mudar de vida. Durante os próximos dias irei ampliar aqui no blog conteúdos sobre os principais filmes de 2024, até chegar no Critics’ Choice Awards que ocorre já no próximo domingo 12/01.
Confira aqui a lista completa de indicados e vencedores do Globo de Ouro 2025.











Deixe um comentário